quarta-feira, 11 de julho de 2012

Economia Solidária Como Práxis Pedagógica




Neste livro Gadotti, discute a economia solidária como prática pedagógica tanto no Brasil, como na America Latina. Segundo o autor a economia solidária é um “novo socialismo” no qual é formado por empreendimentos autogestionários, completamente autônomo, bem diferente do “velho socialismo” ao qual não tinha autonomia e se baseava pelo planejamento de produção do Estado. Gadotti dizia que a economia solidária não é apenas um projeto de uma nova economia, mas de uma nova sociedade, e esta em continuo processo de aprendizagem, no qual segundo o autor, é mais do que um modo de produção, é um modo de vida. No qual devemos cooperar e viver bem melhor juntos.

Clique Aqui Para baixar o Livro.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

TRABALHO E EDUCAÇÃO:FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS E HISTÓRICOS.

Este artigo de Dermeval Saviani, faz um esboço sobre os fundamentos histórico-ontológicos da ligação trabalho e educação,em seguida trata de esclarecer que apesar de ter este vinculo  de ligação, em um determinado momento da história da humanidade,existiu uma separação entre trabalho e educação e passou a existir duas modalidades diferentes de educação para cada tipo de classe, no terceiro momento aborda o conflito, o processo de questionamento da divisão e restabelecimento dos vínculos entre trabalho educação e finalmente  um resumo sobre a conformação do sistema de ensino sobre o trabalho como principio educativo, encerrando com a discussão do tema Educação politécnica.

Clique Aqui Para acessar o Artigo.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil

Este artigo de Maria Clara Di Pierro, aborda assuntos sobre a redefinição da identidade da educação de jovens e adultos, demostrando estar ligada as transformações sociais, econômicas e politicas que caracterizaram os diferentes momentos que ocorreram ao longo dos séculos em nosso país. E também mostrar os desafios e impasses que as políticas públicas enfrentam para superar o analfabetismo, que na maior parte é entre o público de jovens e adultos.

Clique Aqui para acessar o Artigo.


Escolarização de Jovens e Adultos

Este artigo mostra um breve histórico da educação de jovens e adultos, a trajetória desse tipo de educação, desde a chegada dos Jesuítas aqui no Brasil até os dias atuais, e aborda com linguagem de fácil compreensão, os acontecimentos mais importantes de cada período, como exemplo, a criação do MOBRAL como alternativa para erradicar o analfabetismo, e várias outras campanhas. Fala também sobre os desafios encontrados para a superação do analfabetismo, e qual o papel do Estado nessa oferta de ensino para jovens e adultos.

Clique Aqui para baixar este Artigo.




segunda-feira, 2 de julho de 2012

LIVRO: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL:LIÇÕES DE PRÁTICAS.

RESUMO: O primeiro capítulo a alfabetização de jovens e adultos na legislação e na politica educacional Brasileira, aborda o tema das políticas públicas de alfabetização de jovens e adultos em termos nacionais, escrevendo um pouco sua história e a legislação vigente, com interesse de mencionar desafios e perspectivas. É mostrada os imensos números de analfabetismo no Brasil, os acordos e iniciativas internacionais relacionados a educação dos jovens e adultos.

O segundo capítulo alfabetização de jovens adultos em movimento, estuda as mudanças no conceito de alfabetização. Em motivo da amplificação das funções sociais que a leitura, escrita, matemática absorve da sociedade atual, e as novas concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem e a configuração dos programas e politicas de alfabetização de jovens e adultos.

O terceiro capítulo aprendendo com a experiência, aborda as respostas das iniciativas de alfabetização de jovens e adultos em processo no Brasil e os desafios existentes.

O quarto capítulo lições aprendidas e recomendações, as lições aprendidas são organizadas, na forma de orientação para politica e programa de alfabetização de jovem e adulto, com eficiência.

Clique Aqui para acessar o Livro.


LIVRO:FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: Fruto do trabalho coletivo realizado durante o I Seminário, trazendo os artigos apresentados e discutidos no evento.  

RESUMO:O Seminário foi realizado em maio de 2006,mostrando os artigos apresentados e discutidos no evento, é o resultado, o produto final da realização do Seminário. São quinze textos, correspondentes aos quinze autores, apresentados e discutidos no decorrer do evento e o relatório final. Os textos foram agrupados em seis momentos distintos da programação: A Configuração do Campo da EJA; a Formação Inicial da EJA; a Formação Continuada em EJA; a Pesquisa sobre Formação em EJA; A Extensão como Espaço de Formação e; finalmente, a Plenária Final em que se discutiu e aprovou o Relatório como documento de sistematização e contribuição do Seminário.

Clique Aqui para acessar o Livro.

Educaçao de Jovens E Adultos: curriculo, trabalho docente, práticas de alfabetização e letramento.


Capa



LIVRO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: mostra o resultado de estudos pesquisas e experiências pedagógicas de professores e pesquisadores do grupo de pesquisa Teorias e praticas, em educação de jovens e adultos.

Organizadora: Tania Maria de melo Moura

OBS:ESTE LIVRO TEM NA BIBLIOTECA CENTRAL DA UFAL.  

RESUMO: O tópico: reflexões acerca da organização curricular e das praticas pedagógicas na Eja, escrito pela  profª drª Inês Barbosa da Universidade Estadual do rio de Janeiro, aborda, pontos de reflexão na área de currículo, no texto a autora escreve um pouco do histórico do EJA, discuti praticas curriculares reais no campo, concepções de currículo e seus fundamentos ,    para chegar a proposta  de debate sobre as possibilidades de novos desenhos curriculares.

O tópico: Cruzando fronteras y aproximando:el  processo de colaboracion y trabajo conjunto em educacion de personas adultas de verneda y Porto alegre ,a Profª Drtª Roselaine Aquino da Silva, relata o trabalho desenvolvido entre as escolas de educação de pessoas adultas do município de Porto Alegre e um escola denominada La verneda ,em Barcelona, tem como objetivo avaliar o que representa um modelo educativo transformador fundamentado numa aprendizagem de dialogo possibilitado pelas duas experiências educativas, expõe sobre as semelhanças entre as duas escolas em termos de marcos  teóricos  que  as fundamentam, mostra a importância da relação intercontinental para a área de educação democrática para adultos.

O tópico: Educação de jovens e adultos na agenda 21 e o programa alfabetização solidária, a professora Marluce explica que para acontecer o desenvolvimento sustentável precisa de vários fatores, expõe no texto a estrutura ,os princípios ,os conceitos de alfabetização de adultos e as contribuições  das 178 universidades envolvidas.

O tópico: A especificidade do trabalho do professor de educação de jovens e adultos, a professora Maria gorete norteia sua pesquisa pela problemática: qual a  especificidade da atividade de trabalho do professor que  atua na EJA? .Considera fundamental compreender a natureza do trabalho na dimensão ontológica de marx e lukács para a partir dessa compreensão caracterizar o trabalho do professor e consequentemente identificar a especificidade existente na sua atividade pedagógica.

O tópico: Práticas e eventos de letramento na esfera do trabalho, Ana Carolina Faria Coutinho no seu texto faz uma análise na pratica e eventos do letramento, no ambiente de trabalho dos porteiros de um prédios residências  de um bairro de classe media em Maceió. Embora possuam um nível intermediário de letramento, conseguem se adaptar e desenvolver seu trabalho.

O tópico: Estudo da oralidade em produções escritas de alunos jovens e adultos em processo de letramento, Marinaide  Lima de Queiroz em seu trabalho enfatiza que as marcas da oralidade contribui para dar coerência e coesão ao textos dos sujeitos em fase de alfabetização, destaca a contribuição que a ciência da linguagem oferece a pedagogia. 

O tópico: Educação de jovens e adultos: sob as marcas do preconceito em torno do fracasso escolar, Elizabete Duarte de oliveira fecha a coletânea, conduzindo uma reflexão que historicamente a responsabilidade pelo fracasso escolar dos alunos da educação de jovens e adultos foi atribuída aos próprios estudantes sob a justificativa de que são incapazes. Expõe que os problemas relacionados ao ensino de língua portuguesa é também um aspecto que afeta a crise do sistema de ensino brasileiro, a autora aponta a possibilidade de reflexão teórica sobre o processo de ensino aprendizagem que norteia  o trabalho pedagógico na área da língua portuguesa.

domingo, 1 de julho de 2012